Linha de apoio +244 930 407 708
Avançada
Pesquisa
  1. Home
  2. Febre em crianças
Febre em crianças

Febre em crianças

  • 17 de February, 2021
  • 2 Gostos
  • 159 visualizações
  • 0 Comentários

A temperatura corporal normal varia de pessoa para pessoa e durante o dia (é normalmente mais elevada à tarde). A temperatura corporal normal é mais elevada em crianças pré-escolares e mais elevada entre os 18 e os 24 meses de idade. Contudo, a despeito dessas variações, a maioria dos médicos define a febre como uma temperatura de 38 ºC ou mais quando medida com um termômetro rectal.

A temperatura rectal é a mais precisa. Isto é, ela é medida mais próximo da temperatura verdadeira dos órgãos internos da criança. Para a medição da temperatura retal, o bulbo do termômetro deve ser recoberto com um lubrificante. Depois o termômetro é inserido gentilmente cerca de 1,25 a 2,5 centímetros no reto com a criança deitada de bruços. Deve-se impedir que a criança se mova.

A febre pode ser útil para ajudar o corpo no combate a infecções. Alguns especialistas acham que reduzir a febre pode prolongar alguns distúrbios ou possivelmente interferir na resposta do sistema imunológico à infecção. Assim, ainda que a febre seja desconfortável, ela nem sempre exige tratamento em crianças saudáveis.

Os bebês com febre estão geralmente irritáveis e podem não dormir nem se alimentar bem. Outras crianças podem perder o interesse em brincadeiras. Em geral, quanto mais alta a febre, mais irritáveis e desinteressadas as crianças ficam. Contudo, às vezes as crianças com febre elevada têm uma aparência muito boa.

CAUSAS

A febre acontece em resposta a infecção, lesão ou inflamação e tem muitas causas. As causas prováveis da febre dependem de ela ter durado 14 dias ou menos (aguda) ou mais de 14 dias (crônica) e também da idade da criança. As febres são normalmente agudas e podem aparecer também logo após vacinação em crianças menores.

 

SINAIS DE ALERTA

Qualquer febre em bebês com menos de dois meses de idade

Letargia ou apatia

Aparência doentia

Dificuldade em respirar

Sangramento na pele (visto como pequenos pontos de cor púrpura (petéquias) [púrpura])

Choro contínuo em bebê ou criança pequena (impossibilidade de consolar a criança)

Dor de cabeça, rigidez do pescoço, confusão ou uma combinação deles em uma criança mais velha

 

CONDUTA A SEGUIR

As maneiras de ajudar crianças com febre a se sentirem um pouco melhor sem o uso de medicamentos incluem:

Dar às crianças muitos líquidos para prevenir a desidratação

Colocar panos frescos e molhados (compressas) na testa, nos pulsos e nas panturrilhas

Colocar as crianças em um banho morno (só levemente mais frio do que a temperatura da criança)Uma vez que tremores podem acabar elevando a temperatura da criança, métodos que podem causar tremores, como remoção das roupas e banhos frios, não devem ser usados.

Use fármacos como:

Paracetamol, administrado por via oral ou com supositório

Ibuprofeno, administrado por via oral

Prefira baixar a temperatura aos poucos.

 

Veja mais em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-infantil/sintomas-em-beb%C3%AAs-e-crian%C3%A7as/febre-em-beb%C3%AAs-e-crian%C3%A7as

  • Partilhar:

Deixe o Seu Comentário